SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CRÔNICA DA SEMANA: ATÉ NO CÉU?





Por Bruno Coriolano de Almeida Costa
Não poderia ser vingança mais justa do que uma exterminação coletiva de políticos corruptos brasileiros. Estavam todos no voo número 378 da empresa brasileira de turismo aéreo conhecida como AeroBraz.
Na aeronave estavam doze políticos indo de Brasília ao Rio de Janeiro. Depois de passar por sete turbulências, o avião bamboleou e estava em voo rasante direto para um choque inevitável com um terreno baldio. Para muitas famílias, obviamente, aquele seria um dia triste, pra se esquecer, mas para a maioria do povo brasileiro da época, um alivio. Menos ladrão para se preocupar. Nesse caso, plural.
Houve um silêncio; uma batida forte. Silêncio.
Ao termino da batida entre o avião e o chão, todos os deputados começaram a brigar para saber quem seria o primeiro a entrar no céu.
– Eu serei o primeiro porque sou o líder do partido – Antecipou-se um deles.
– Nada disso. Você está sendo cassado e não tem moral para falar com Deus. Portanto, eu irei representar o grupo diante do Altíssimo. – disse outro homem entre eles.
A confusão já era enorme às portas do paraíso e de repente uma voz surgiu e ordenou que todos fizessem silêncio. Caso alguém começasse a gritaria mais uma vez, todos seriam mandados direto pro Inferno. Sem julgamento justo ou segunda chance.
– Como estou entrando no meu dia de folga, vou deixar alguém em meu lugar até amanhã pela manhã. – Falou São Pedro.
– Mas santo tem folga? – Sussurrou um dos doze deputados, que foi logo silenciado pelo colega com um discreto shhhh!
Ao sair, São Pedro chamou um jovem de feições familiar aos políticos e pediu que fosse justo e rápido em relação à investigação da vida de cada um para poder pesar a quantidade de pecados deles. Essa era a forma que se fazia no céu: Pesava-se o pecado de cada um.
Na manhã seguinte, São Pedro volta para seu posto: guardião da porta do Céu, e percebe que não tem mais ninguém ali esperando na frente.
– Bom trabalho. Já mandou todos para o Capeta? Aqueles caras são todos um bando de corruptos. A presença deles aqui no céu só iria nos trazer dor de cabeça. Ainda bem que escolhi você para tomar essa decisão.
Houve um momento breve de silêncio, mas São Pedro continuou:
– Eu sabia que escolher um brasileiro para tomar essa decisão foi acertada. Você passou no teste. Foi just... Quando estava prestes a completar a palavra “justo”, Pedro foi pego de surpresa.
– E aí Pedrão! Como estão as coisas? Puxa... Você realmente voltou a trabalhar no horário, eim? Você tem palavra mesmo. – Falou um dos políticos.
São Pedro não entendeu nada e virou-se para o seu substituto e perguntou o que estava acontecendo.
– O que esse homem está fazendo aqui dentro do céu?
– Tinha muito papel aqui para analisar; muito documento e eu ia levar um dia todo para pesar os pecados de cada um desses políticos. Decidi deixar logo todo mundo entrar.
– Mas como é possível? – Disse São Pedro já se irritando.
– Primeiro, eles me prometeram um cargo assim que conseguissem ganhar uma eleição aqui no céu e depois de morto, você ainda me dá trabalho para fazer?! Quando eu era funcionário público lá na Terra eu trabalhava no dia que queria e ninguém dizia nada. Eu vou trabalhar depois de salvo? Vou nada. Já consegui minha estabilidade aqui no céu. Todo problema que vier agora é problema seu. – Deu as costas logo após terminar de falar.
– Isso é o que eu chamo de raça ruim essa raça brasileira. Nem no céu respeitam ninguém. – Completou São Pedro olhando em direção para a Terra.


Crônica criada em dezembro de 2005.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uso correto da Dona Vírgula .


Aprenda a usar a vírgula corretamente nesse vídeo rápido, criativo e dinâmico. 

Contos da Meia Noite - Dois corpos que caem

Somente quem gosta de ler contos sabe como você se sente renovado ao ler uma boa “estória”. Contos me fascinam porque não é fácil escrever uma boa estória em poucas linhas. Para desenvolver tudo que um texto do tipo precisa, muitos de nós necessitamos de páginas e páginas. Daí o fato de não termos tantos contistas quanto poetas no nosso país, por exemplo.


Tão difícil quanto escrever um bom conto é interpretá-lo. Aqui segue a dica do conto de João Silvério Trevisan e interpretado por Antônio Abujamra. O nome do mesmo é dois corpos que caem. Muito bom mesmo. Recomendo a leitura depois de assistir ao vídeo.


Leiam o conto retirado do site Palavras Rasbicadas:


domingo, 23 de outubro de 2011

[CRÔNICA DA SEMANA] SE EU FOSSE DEUS, O MUNDO SERIA ASSIM E NÃO ASSADO.


Após ler esse texto, você também estará convidado a imaginar o que você mudaria no mundo se lhe fosse dada a oportunidade. Sei que no mundo do papel e lápis, ou no mundo virtual formado por teclas e cliques, isso se torna algo longe da realidade, mas se você não conseguir passar sua mensagem, pelo menos deve ter ficado alguns minutos mais inteligente e crítico, o que é o torna um ser privilegiado nesse mundo caótico e líquido. Todo esse texto é cheio de significados que vai exigir do leitor disposição para lê-lo até o fim, pois o referido é longo e pouco simplório. Ao começarmos analisando a figura abaixo, logo notaremos a descrição da vida moderna no planeta. Aqui vemos o mundo sendo guiado por uma justiça americana cega e que aprisiona os sistemas de produção de diversos países do globo. A economia americana se encontra velha e fraca; a da China está trancada à sete chaves e existe também a representação de países árabes que vivem do petróleo cobiçado pelo primeiro mundo. Ao fundo vemos a representação do aumento da corrupção no Congresso Nacional brasileiro. Além, é claro, da poluição causada pelos países ditos emergentes.



Pode parecer que eu tenha complexo de Deus. Quero dizer, pode parecer que eu esteja até pecando, mas o que é o pecado, se não a vontade de fazer algo que depois você vai se arrepender? Se assim for o pecado, então eu não o estou cometendo um nesse momento, pois o que quero é fazer da obra do Criador algo mais completa; mais melhorada e disso, tenho certeza, não acredito que vá me arrepender.
Se me fosse dada a chance de mudar algo no mundo, eu mudaria muita coisa. Pouparia cada pecador antes de tudo. O que se segue são mudanças propostas por mim para os diversos setores do sistema opressor criado pelo homem.

Na VIDA PÚBLICA, eu mudaria o sistema vigente. O capitalismo mostra sinais de fraquezas, pois o mesmo necessita de poder de consumo e esse poder vem sendo enfraquecido ao longo das décadas. É nesse contexto que “justificamos as guerras”, que nada mais são do que desculpas para dominar as riquezas naturais, possíveis combustíveis do capitalismo, dos povos mais pobres. O sistema capitalista nada mais é do que a forma mais fácil de domínio dos mais pobres pelos mais ricos.

Na EDUCAÇÃO, mudaria a escola pública. Todos os filhos e netos de políticos deveriam, obrigatoriamente, estudar em escolas e universidades do governo. Não poderiam estudar mais do que por um ano fora do país onde nasceram. Se assim fosse não existiria a necessidade de professores irem às ruas ou cruzarem os braços por aumento salariais e/ou melhoria nas estruturas das escolas, pois os nossos governantes seriam obrigados a investir nas escolas dos próprios filhos. Se não, eles teriam filhos desqualificados como a resto dos filhos do povo do nosso país.

Ainda na educação, eu mudaria o quadro das disciplinas. No Brasil, por exemplo, eu mudaria o horário das aulas, implantando o horário de funcionamento integral. Todos os alunos deveriam começar a estudar das oito horas da manhã até às três horas da tarde, de segundas às sextas-feiras. Isso não só aumentaria a qualidade de assimilação de conteúdos como também poderia diminuir as horas de ócios dos nossos jovens, pois haveria menos tempo livre para as drogas. Nas disciplinas, eu acrescentaria Noções de Direito do Trabalho, para que os alunos já tivessem ideia de seus direito e deveres antes mesmo de começarem a trabalhar. Isso desafogaria os órgãos públicos responsáveis por conciliações e sentenças; Noções Básicas de Economia. Saber lidar com o próprio dinheiro ajudaria com que o nosso povo ficasse menos endividados; Línguas Estrangeiras. No caso dessa disciplina, eu iria determinar que os alunos fossem ensinados a falar o idioma e não passar anos estudando a estrutura da língua e saírem sem competência para fazer uso da mesma. Não faz sentido passar horas vendo regras gramaticais e traduzindo textos sem conexão com a realidade dos alunos.  As aulas seriam todas às tardes, pelo menos uma hora por dia e os estudantes além de escolherem a língua que gostaria de aprender, entre as opções oferecidas, ele seriam divididos de acordo com o conhecimento linguístico e não por séries; Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Artes continuariam no currículo escolar sem alterações maiores.

Na POLÍTICA, eu tiraria a imunidade parlamentar dos nossos eleitos. Se eles cometerem algum ato errado, assim como o cidadão comum, devem pagar da mesma forma. Todo(a) e qualquer candidato(a) a cargo público só deveria passar no máximo dois mandatos de quatro anos. Assim evitaríamos o efeito José Sarney, que desde que me entendo por gente está no poder nesse país. Acredito que ninguém deveria viver de política, nem nesse país, nem em qualquer nação do mundo.

Claro que eu faria mais mudanças, mas minha cabeça está cansada e eu prefiro não continuar pensando. Vou relaxar. Além disso, acredito que ninguém leu esse texto, logo, penso ser desnecessário escrever para pessoas que devem estar vivendo em cidades modelos como essa da figura abaixo.



O mundo está se tornando cada vez mais liquido. As mudanças estão acontecendo de forma muito rápidas e nós logo perderemos o controle de tudo que está a nossa volta. Acho que vou mudar o nome do texto de “se eu fosse Deus, o mundo seria assim e não assado” para “se eu fosse Deus, o mundo seria assado e não assim”. Por quê? Acredito que “assado” represente bem a ideia de “destruído”. Sabe que cansei de tudo isso? Não aguento mais abrir um jornal para ler e ver sempre as mesmas coisas: corrupção e miséria. Acredito que poderíamos viver a eternidade como Zumbis evoluídos de fluídos cadavéricos e carnes apodrecidas como podemos notar na imagem abaixo.  





Passe o mouse do seu computador logo após o texto depois dos dois pontos (:) para saber quem escreveu esse texto: esse manuscrito foi escrito por Bruno Coriolennon, um visionário cego.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crônica da semana: DOMINGO É DIA DE FUTEBOL!


CRÔNICA: DOMINGO É DIA DE FUTEBOL!
Por Bruno Coriolano de Almeida Costa

Domingo é mesmo um dia diferente na vida de todo brasileiro que se prese; é dia sagrado para quem tem sangue tupiniquim na veia. Não seria diferente para Reginaldo, um flamenguista apaixonado pelo time. Ele nem sabia pronunciar direito o nome do clube do coração.
– Hoje tem jogo do Framengo – dizia ele.
Não adiantava corrigir. Era o mesmo que mudar a essência; a magia futebolista em seu pensamento limitado. Flamengo e Framengo soavam a mesma coisa na cabeça do Reginaldo.
Chegou então o momento sagrado. Ele tinha que ter certeza de que estava tudo no mesmo lugar, assim como estava no ultimo clássico contra o Vasco da Gama. Reginaldo estava usando a mesma cueca, o mesmo uniforme suado do Mengão e já havia deixado a mulher e os filhos na casa da sogra agorenta, que era vascaína.  
Pronto. Olhou para o relógio na parede, que tinha as mesmas baterias do ultimo jogo; ligou a televisão e checou para ver se a esponja de aço, grudada nas anteninhas, estava ajudando a capitar o melhor sinal possível. Não poderia deixar de ouvir as palavras da chamada da partida pronunciadas pelo Galvão Bueno:
– Bom dia amigos da Rede Globo...
Agora vai. É definitivo. Começa com a escalação. Brasileiro que é apaixonado por futebol começa seu ritual pela escalação. É nesse momento que começam as analises também:
– Porra o Sávio não vai jogar. Agora o negocio ficou feio mesmo. – pensou o Reginaldo.
No meio do jogo o Reginaldo já estava quase maluco porque Flamengo atacava, atacava e a bola não entrava. O goleiro adversário parecia uma muralha que não permitia passar nem o vento.
Intervalo. Reginaldo não ficava quieto. É nesse momento que todo brasileiro apaixonado por futebol começa a fazer suas promessas. Agora todos lembram que existe um Deus que pode servir de reforço para o time. Muitos não têm nem certeza, mas para ganhar o jogo vale tudo. Tudo mesmo.
– Se o Framengo ganhar, eu paro de beber às segundas-feiras! – prometeu Reginaldo.
Começa o segundo tempo e o Flamengo volta pior. Não consegue mais se encontrar em campo e toma o primeiro gol. Reginaldo fica desesperado e inicia o processo de arrependimento da promessa que fizera.
– Porra de promessa que nada. Eu prometi ficar um dia na semana sem beber se o meu Framengo ganhasse... Prometi deixar de beber toda segunda-feira. Você sabe o que isso significa Deus? – falava ele de joelhos fazendo pose de reza e olhando para cima como se estivesse realmente vendo o Senhor.
Coincidência ou não, o Mengão empata e de tanto gritar, Reginaldo esquece de que estava há pouco tempo implorando por aquele mísero golzinho e deixa a conversa com o Divino de lado.
Finalzinho do jogo, o Flamengo estava na pressão e Reginaldo com a cabeça atolada no travesseiro. Nesse momento, sua mulher, que voltara mais cedo para casa, fica assustada com o estado da sala: está tudo bagunçado e cheia de lata vazias de cervejas ao redor do sofá.
– Você está maluco, Reginaldo da Silva? – esbravejou a mulher.
Quando se levantava, tomado pelo susto de ser pego de supetão, Reginaldo se vira para a mulher e pergunta:
– O que você está fazendo aqui uma hora dessas?
Nesse momento o Flamengo toma o gol que decidiria o jogo. Resultado final: Flamengo é derrotado.
Como todo brasileiro, Reginaldo procura alguém para por a culpa pelo insucesso do seu time do coração.
– A culpa foi sua. Se você não tivesse chegado na hora errada, o Framengo teria pelo menos empatado.
Depois do jantar em família, Reginaldo se despediu de todos, entrou no quarto e deitou na cama. Depois de passar horas deitado ao lado da mulher na cama fitando o teto, segundo antes de dormir, disse:
– Pelo menos vou continuar bebendo minha cervejinha nas segundas-feiras!
A mulher obviamente não entendeu nada. Quando pensou em perguntar ao marido o que ele queria dizer, o mesmo já estava roncando. O Flamengo perdeu, mas domingo que vem tem outra partida. Já são três domingos seguidos que o Flamengo do Reginaldo perde e ele ainda não parou de beber nem na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira. Ah, homem de sorte esse Reginaldo!


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Crônica da semana: O HOMEM NÃO CONTROLA O TEMPO!



O HOMEM NÃO CONTROLA O TEMPO!
Por Bruno Coriolano de Almeida Costa

Não adianta, não tem solução para essa vida corrida em que vivemos hoje. Não temos mais controle sobre nossas próprias escolhas. Digo isso sem medo de me arrepender; de errar ou de perder tempo. Outro dia, sai às pressas para cumprir para com a minha obrigação de cidadão brasileiro; servidor da pátria: pagar as contas em dia para manter esse país funcionando. E você acha que estão ligando se eu pago em dia ou não? Que nada! Esse povo do governo só quer saber de arrecadar dinheiro para si mesmo. Para eles é até bom que o trabalhador não pague em dia. É que eles vão cobrar juros. O dinheiro eles empregam bem. É viagem pras Europa, roupa de marca, muita festa e o povo que se dane.

Eram oito horas da manhã e lá estava eu pegando a primeira fila do dia, mal sabia eu que aquela seria apenas a primeira de muitas. Depois de passar cerca de 40 minutos em uma fila do banco, eu já não aguentava mais aquela gritaria ao meu redor. Era como estar no centro de uma grande cidade sem ter para onde ir para se ter um pouco de paz. É engraçado como brasileiro só faz as coisas na ultima hora. Mas será que é só o povo desse país que faz isso? Se estivéssemos nos Estados Unidos iam dizer que sou “a last-minute person”, assim soaria chique, mas eu acho é cafona.

Longe de querer me meter na vida das outras pessoas, mas por que eles não se programaram para pagar suas contas um ou dois dias antes do vencimento? Tá certo, você deve estar me achando um tremendo de um chato. Mas e daí?! Eu sou um pé no saco mesmo. Odeio gente que deixa tudo para ultima hora. Gente desorganizada essa.

O homem quer brincar de ser Deus 24 horas por dia, mas não consegue nem se administrar, imagine tomar conta da vida dos outros. Para falar a verdade, deve ser bom ser rico. Como é que rico acha tempo para pagar as contas? Sempre me perguntei isso. É engraçado, você nunca vê gente importante em filas quilométricas como as filas que tenho de enfrentar todo mês. Na minha inocência plena já cheguei até em pensar em parar de pagar as contas.

– “Ora, se eu parar de pagar, fico rico e não pego mais fila” – pensava eu, como eu já disse, em minha inocência plena.

A verdade é que, como dizia Salomão, acho que era ele quem dizia isso, “de que adianta ganhar fortunas se perder sua própria alma?”. É verdade, sabia? De que vale ganhar muito dinheiro se você vai ter que pegar a fila para pagar o Imposto de Renda (se escreve assim com letras grandes porque o IR é um verdadeiro Titã). Tem gente que chama até de leão.

O tempo é tão cruel que hoje eu não tenho mais tempo nem de escrever uma carta. E-mail então é todo recheado de abreviação: lol, xoxo, vc... É uma veadagem só! Tudo isso para ganhar mais tempo. Essa modernidade trouxe umas coisas muito boas, mas uma coisa é certa: de que adianta essa revolução tecnológica se só quem não pega fila é quem pode comprar?


 03 de Julho de 2007.


P.s. esse material faz parte de uma coletânea de textos que seriam descartados; aqueles que escrevemos quando julgamos ter uma ideia boa para um conto, poesia ou crônica, mas logo percebemos que estávamos errados ou não desenvolvemos o mesmo da forma que esperávamos. Famosa escrita de gaveta. Como não considerei esse material interessante para uma publicação mais séria, ele veio parar aqui no blog. Não espero que gostem dele. Se você nem ler, para mim não vai fazer muita diferença, nem é um texto de qualidade mesmo. Se não estivesse aqui, provavelmente ele estaria na lixeira do meu computador pessoal. 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rock In Rio 2013?




Depois dessa versão do Rock In Rio 2011 tive certeza de que nesse país de merda tudo é feito baseado no modismo. Não é incomum encontrarmos jovens dizendo que curtem o Motorhead, Guns, Mettalina e etc e blá, blá, blá. Na verdade, uma boa parte dessa galerinha teen nunca nem ouviu rock ‘n’ roll de verdade. Essa nova geração está sendo levada pela ideia de comprar e consumir.

Assim não dá, um festival de Rock com Axé? Eu já até fui para shows de Ivete Gargalho e Claudia Qualhada, mas em festival com música que deveriam ter notas e distorções pesadas, essa música de carnaval não rola mesmo. Ficar se espremendo por causa de bandas que não dão nem destaque para solos de guitarras raivosas, jamais. Rock In Rio é em casa mesmo.

O que os anjos negros do rock têm que fazer mesmo é tomar as riquezas dos irmãos Gallagher e juntar o Oasis de volta e colocar o Slash de volta no Guns já que não podemos ter o nirvana de volta. Como pode um show de rock com tantas bandas, esquecerem do Foo Fighters e do Iron Maiden?

Não dá mesmo. Pô, se o organizador do festival quiser mesmo fazer um festival de Rock ‘n’ Roll, ele vai precisar parar de ouvir Justin Bieber, porque com axé não dá.


Essa caso é roque errou

Entrevista com o Lobão - Lobão fala de Caetano, Chico Buarque e Gilberto Gil.



Particularmente sempre gostei das entrevistas com o Lobão. Simplesmente porque esse malandro não tem medo de falar o que pensa. Já tive a oportunidade de estar presente em uma das suas milhares de entrevistas e não me arrependi, apesar de não tê-lo visto descer o cacete nos políticos de uma certa cidade quando esteve por lá.

Esse cara fala as coisas que eu gostaria de dizer. Ele é minha voz, meu representante nesse país de bosta. Atitude roqueira é essa de não ter rabo preso ao sistema e ficar com medo de apontar o que está errado. 

Nesse vídeo o Lobão detona dois bundas moles: Gilberto Gil e Caetano Veloso. Muito legal, eu assistiria se fosse você.



Ah! você deve estar se perguntando: qual a relação da foto com o texto? Eu repondo: esse cara da foto (Moraes Moreira) é outro bunda mole. 

 Lobão fala de Caetano, Chico Buarque e Gilberto Gil.


http://www.youtube.com/watch?v=sezYgT3PQIc&feature=feedrec_grec_index