Ao longo
de alguns poucos anos de trabalho, aprendi que o melhor mesmo é aceitar e ouvir
mais do que revidar. Mesmo sabendo que você pode estar certo, a melhor maneira
de sair-se bem em qualquer situação é ser inteligente, ou melhor, ser sábio. Ora,
se você já acha que sabe algo, aproveite para aprender mais com os outros. Por que
perder tempo defendo ideias que você já conhece?
E se alguém lhe passa um feedback negativo você
tem duas opções: primeiro, você pode tentar se justificar dando explicações e
colocando a culpa em outra pessoa da equipe (ou no grupo todo) ou então, você pode,
mesmo sabendo no seu íntimo que você está certo, calar-se a aceitar a sugestão ou
crítica passivamente. Isso não quer dizer que você vai se tornar um
profissional medíocre, mas vai fazer com que você passe a imagem de alguém que
sabe conviver em equipe. A vida é bem isso: ser sábio para não causar problemas
maiores.
Se você
tem um plano, mantenha-o em sigilo e pratique todas as formas possíveis para
conseguir torná-lo realidade. Melhor dizendo, se não está satisfeito com o seu
trabalho ou aquilo que está fazendo, sugiro que comece a procurar outra
alternativa e foque nela até conseguir. Ficar sempre reclamando, mas sempre
fazendo a mesma coisa ou nada, não vai mudar muito, não é?
Assumir
o erro é sempre uma postura “diplomática”. Se você conhece suas qualidades e
sente que assumir um erro, até mesmo um que não foi culpa sua, pode abrir
outras portas, como a confiança da equipe, pro exemplo.
Ser honesto
não vai te levar longe, pelo menos não à curto prazo no mundo corporativo, se
esse estiver repleto de idiotas que estão visando apenas o bem-estar pessoal ou
não visão nada concreto (sim, alguns estão ali, mas não sabem, de fato, o que
querem).
Peça exemplos
de situações onde você agiu com arrogância toda vez que alguém dizer que você precisa
ser mais humilde. Às vezes, assumir que você não tem razão em determinados
momentos pode ser a chave para a abertura de outra porta. Conquiste a empatia
na hora de defender algo.
Nunca leve
algo para o lado pessoal, repito isso sempre, Às vezes, perder é ganhar. Você pode
estar errado, mesmo que exista evidência do contrário, mas assumir que ainda
tem muito à aprender é uma vitória na certa.
Saber se
relacionar é fundamental em qualquer profissão. Se você sabe mais do que seus
pares, tente entender que isso pode ser também prejudicial caso você demonstre atitudes
de forma arrogante.
Se você
não se encaixa na empresa, não se relaciona bem, vive um momento ruim... ei,
chegou a hora de pular fora, meu amigo. Vai morrer fazendo o que não gosta?
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