Nova Jérsei é o quinto menor estado em área do país, superado apenas pelo Havaí, Connecticut, Delaware e de Rhode Island. Apesar de sua pequena extensão territorial, Nova Jérsei, com seus 8 414 350 habitantes, é o nono Estado mais habitado dos Estados Unidos. Por causa de sua grande população e de sua pequena área, Nova Jérsei é o Estado mais densamente habitado do país. Nova Jérsei destaca-se por ser o único Estado americano onde a maioria da população de todos os seus condados moram majoritamente em áreas urbanas.
A economia de Nova Jérsei depende primariamente de seu setor de manufatura e da prestação de serviços de transporte. Nova Jérsei é um dos Estados mais industrializados do país. Os produtos industrializados fabricados no Estado, bem como outros produtos produzidos em Estados vizinhos, são exportados via o porto de Nova Jérsei, ao longo do Rio Hudson do Rio Delaware. Este porto é o segundo centro portuário mais movimentado do país, atrás apenas do porto de New Orleans, Louisiana. Nova Jérsei é também um dos líderes nacionais da produção de produtos químicos.
O turismo é também uma das principais fontes de renda da Nova Jérsei. As principais atrações turísticas do Estado são suas numerosas praias - localizadas em regiões relativamente pouco povoadas do Estado, em contraste com as numerosas grandes cidades industriais de Nova Jérsei. Numerosas pequenas cidades dependem do turismo. Além disso, seus numerosos jardins e parques enflorescidos renderam ao Estado o cognome de Garden State (Estado Jardim).
Um dos ditos populares de Nova Jérsei é que ela fora o cockpit da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América. Não obstante, mais de cem batalhas e confrontos entre milícias americanas e tropas britânicas foram realizadas em Nova Jérsei. A mais famosa delas ocorreu em 26 de dezembro de 1776, quando o americano George Washington realizou sua famosa travessia do Rio Delaware, durante a Batalha de Trenton. Após a independência dos Estados Unidos em 1783, Nova Jérsei tornaria-se o terceiro Estado americano, ao ratificar a Constituição americana, em 18 de dezembro de 1787.
Nenhum comentário:
Postar um comentário