Poucos sabem, mas este gesto simples que se tornou uma ofensa data de muito, mas muito tempo mesmo. Um grupo de antropólogos sustenta que o gesto é uma variação de uma estratégia agressiva de alguns primatas, que mostravam o pênis ereto a seus inimigos como uma forma de intimidá-los.
Mais civilizado, o homem teria substituído o pênis pelo maior dedo da mão erguido. Um dos primeiros registros escritos desse costume é do no ano 423 a.C., quando o poeta grego Aristófanes escreveu a peça "As Nuvens". Em um dos diálogos, o personagem Estrepsíades faz uma piada comparando o dedo do meio ao pênis. Da Grécia, a ofensa chegou a Roma, onde era conhecida como digitus infamis, o "dedo obsceno".
Se famosos como Selena Gomez foram pegos mostrando por ai seu dedo do meio bem ereto, vistoso e malcriado para seu namorado Justin Bieber, o primeiro registro fotográfico deste gesto é esta foto aqui. Aparentemente, em 1886 durante a fotografia inicial do time de beisebol do Boston, um jogador levantou, meio que discreto, mas tá ali, seu dedo do meio e entrou em uma das formas mais engraçadas e inusitadas para história.
Texto: Rafael Gota
Nenhum comentário:
Postar um comentário