SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crônica da semana: DOMINGO É DIA DE FUTEBOL!


CRÔNICA: DOMINGO É DIA DE FUTEBOL!
Por Bruno Coriolano de Almeida Costa

Domingo é mesmo um dia diferente na vida de todo brasileiro que se prese; é dia sagrado para quem tem sangue tupiniquim na veia. Não seria diferente para Reginaldo, um flamenguista apaixonado pelo time. Ele nem sabia pronunciar direito o nome do clube do coração.
– Hoje tem jogo do Framengo – dizia ele.
Não adiantava corrigir. Era o mesmo que mudar a essência; a magia futebolista em seu pensamento limitado. Flamengo e Framengo soavam a mesma coisa na cabeça do Reginaldo.
Chegou então o momento sagrado. Ele tinha que ter certeza de que estava tudo no mesmo lugar, assim como estava no ultimo clássico contra o Vasco da Gama. Reginaldo estava usando a mesma cueca, o mesmo uniforme suado do Mengão e já havia deixado a mulher e os filhos na casa da sogra agorenta, que era vascaína.  
Pronto. Olhou para o relógio na parede, que tinha as mesmas baterias do ultimo jogo; ligou a televisão e checou para ver se a esponja de aço, grudada nas anteninhas, estava ajudando a capitar o melhor sinal possível. Não poderia deixar de ouvir as palavras da chamada da partida pronunciadas pelo Galvão Bueno:
– Bom dia amigos da Rede Globo...
Agora vai. É definitivo. Começa com a escalação. Brasileiro que é apaixonado por futebol começa seu ritual pela escalação. É nesse momento que começam as analises também:
– Porra o Sávio não vai jogar. Agora o negocio ficou feio mesmo. – pensou o Reginaldo.
No meio do jogo o Reginaldo já estava quase maluco porque Flamengo atacava, atacava e a bola não entrava. O goleiro adversário parecia uma muralha que não permitia passar nem o vento.
Intervalo. Reginaldo não ficava quieto. É nesse momento que todo brasileiro apaixonado por futebol começa a fazer suas promessas. Agora todos lembram que existe um Deus que pode servir de reforço para o time. Muitos não têm nem certeza, mas para ganhar o jogo vale tudo. Tudo mesmo.
– Se o Framengo ganhar, eu paro de beber às segundas-feiras! – prometeu Reginaldo.
Começa o segundo tempo e o Flamengo volta pior. Não consegue mais se encontrar em campo e toma o primeiro gol. Reginaldo fica desesperado e inicia o processo de arrependimento da promessa que fizera.
– Porra de promessa que nada. Eu prometi ficar um dia na semana sem beber se o meu Framengo ganhasse... Prometi deixar de beber toda segunda-feira. Você sabe o que isso significa Deus? – falava ele de joelhos fazendo pose de reza e olhando para cima como se estivesse realmente vendo o Senhor.
Coincidência ou não, o Mengão empata e de tanto gritar, Reginaldo esquece de que estava há pouco tempo implorando por aquele mísero golzinho e deixa a conversa com o Divino de lado.
Finalzinho do jogo, o Flamengo estava na pressão e Reginaldo com a cabeça atolada no travesseiro. Nesse momento, sua mulher, que voltara mais cedo para casa, fica assustada com o estado da sala: está tudo bagunçado e cheia de lata vazias de cervejas ao redor do sofá.
– Você está maluco, Reginaldo da Silva? – esbravejou a mulher.
Quando se levantava, tomado pelo susto de ser pego de supetão, Reginaldo se vira para a mulher e pergunta:
– O que você está fazendo aqui uma hora dessas?
Nesse momento o Flamengo toma o gol que decidiria o jogo. Resultado final: Flamengo é derrotado.
Como todo brasileiro, Reginaldo procura alguém para por a culpa pelo insucesso do seu time do coração.
– A culpa foi sua. Se você não tivesse chegado na hora errada, o Framengo teria pelo menos empatado.
Depois do jantar em família, Reginaldo se despediu de todos, entrou no quarto e deitou na cama. Depois de passar horas deitado ao lado da mulher na cama fitando o teto, segundo antes de dormir, disse:
– Pelo menos vou continuar bebendo minha cervejinha nas segundas-feiras!
A mulher obviamente não entendeu nada. Quando pensou em perguntar ao marido o que ele queria dizer, o mesmo já estava roncando. O Flamengo perdeu, mas domingo que vem tem outra partida. Já são três domingos seguidos que o Flamengo do Reginaldo perde e ele ainda não parou de beber nem na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira. Ah, homem de sorte esse Reginaldo!


Nenhum comentário: