SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Universidade Federal do Ceará abre vagas para curso de Esperanto

imagem da net.



Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 15 de julho.
Curso tem duas modalidades e aulas começam no dia 13 de agosto.

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas até o dia 15 de julho para o curso de Esperanto promovido pelas Casas de Cultura Estrangeira. Segundo a UFC, o curso pode ser feito de forma presencial, com quatro níveis regulares e um avançado; e a distância, com um nível elementar e outro instrumental. As aulas começam no dia 13 de agosto.

Os documentos necessários para se inscrever são ficha preenchida na internet; cópias de RG, CPF e comprovante de endereço; cópia do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio; e comprovante de pagamento de R$ 80,00 no Banco do Brasil. Os horários e o número de vagas foram disponibilizados no site do curso.

Após a inscrição, será realizado nos dias 30 e 31 de julho um processo de seleção que inclui entrevistas e entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Os candidatos na modalidade à distância devem realizar todo o procedimento pela internet.


Fonte: Globo.com.  


O que eu encontrei, vasculhando pela net, sobre o Esperanto:

Aprender esperanto

A experiência diz-nos que quem aprende esperanto primeiro, consegue aprender outras línguas muito mais depressa. Isto porque por um lado a estrutura regular e lógica do esperanto facilita a compreensão da gramática, e por outro porque grande parte da língua é constituída por vocábulos internacionais. 80% dos radicais das palavras são oriundos do latim e das línguas românicas, mas o esperanto também foi buscar palavras ao grego, ao russo, ao alemão e ao inglês. A explicação para o facto do esperanto facilitar a aprendizagem de outras línguas também deve estar na atitude positiva que cria no aluno, pela facilidade que sente em aprendê-lo, porque logo após umas semanas de estudo ele consegue manter conversas simples no idioma. O esperanto, graças à sua clareza e lógica, dá uma sensibilidade e rudimentos sólidos para aprender outros idiomas.

Em todo o mundo há, no mínimo, 1000 famílias que usam o esperanto como língua usada em casa. Essas famílias formaram-se, em regra, porque uma mulher e um homem com diferentes línguas maternas se encontraram por ocasião de algum congresso de esperanto.

Malvarma

Devido à estrutura do idioma não é preciso aprender tantas palavras quantas são necessárias para saber outras línguas. Um só radical dá origem a várias palavras fazendo uso de diferentes prefixos e sufixos. Por exemplo: para obter o antónimo de uma palavra junta-se-lhe o prefixo mal

”Quente” diz-se em esperanto ”varma”.
”frio” diz-se ”malvarma”.
”claro” diz-se        ”lumo”.
”escuro” diz-se      ”mallumo”.

Leia mais aqui no >> link <<

Nenhum comentário: