SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fale a língua dos nativos. Parte I.




Essa postagem precisará de uma irmã gêmea. No futuro, pretendo escrever a segunda parte.

Uma dica muito interessante para aqueles que viajem a outro país, mas não aproveitam a experiência para se comunicar e aprender um pouco mais.

Já ouvi relatos de pessoas que passaram um tempo longe não voltaram falando nada da língua daquele local. Pior, conheço pessoas que foram morar fora por um longo tempo, só para aprender a língua, e acabam nem aprendendo nada ou voltaram pior do que foram. Mas o porquê disso? Bem, normalmente, elas se envolvem muito com brasileiros lá fora (ou pessoas da mesma nação), que também não querem falar a língua, e acabam naufragando junto. Tenho um exemplo vindo de Atlantic City, New Jersey. Um colega de trabalho não falava quase nada em inglês, por quê? Ele era da Costa Rica e já morava no país há 25 anos, mas pelo simples fato de só falar em espanhol com a sua comunidade, não aprendeu nada. Até para pegar melhores posições de emprego, fica mais complicado.  

Essa dica abrange até a questão de aproveitar melhor a experiência. De que vale você sair pelo mundo e nem ter contato direto com a cultura? Falando ou tentando falar o idioma local, você pode se aproximar mais dos nativos e consequentemente aprender mais, mas ficar se comunicando apenas com bazucas... A coisa não anda.

Então a dica é: quando estiver em outro país, tente falar a língua dos nativos, mesmo cometendo erros. Mas é lógico que você não vai aprender a língua dos nativos do nada. O ideal é, juntamente com o planejamento da viagem, incluir algumas horas de estudo do idioma (antes de viajar). Garanto que se você tentar e não se comunicar bem, pelo menos vai muita história engraçada para contar depois.

Nenhum comentário: