SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cuidado com comentários e certas atitudes enquanto estiver em outro país. (Parte I)


Vou trazer uma dica toda semana para pessoas que gostam de viajar. Não apenas dicas sobre outros países, mas também sobre o nosso. 






Um ponto bastante importante a ser observado quando viajamos para outro país, é lembrar que estamos, mesmo com a globalização, em território alheio, ou seja, em outro domino.


Regras se aplicam em todos os locais e contextos, e elas, as regras, foram feitas para serem seguidas. Talvez o brasileiro tenha essa ideia de que tudo é permitido e que sempre existe um jeitinho para resolver certos problemas. Essa é uma visão falsa e perigosa.


Quando estamos em outras terras, precisamos lembrar que brincadeiras e gozações podem pegar mal e nos colocar em situações complicadas.


Nem todos os povos são como nós brasileiros. Muitos deles, mesmo sabendo de problemas existentes em seus países, não costumam expor da mesma forma que fazemos. Por exemplo, estando eu nesse momento escrevendo no Brasil, fica muito fácil fazer qualquer piada sobre Hitler ou a Rainha Elizabeth, mas fazer o mesmo em território alemão ou inglês pode trazer complicações até diplomáticas ou pior, caso faça algum comentários ofensivo sobre Allah ou Maomé, em terras muçulmanas. Nesse caso, você pode, literalmente, perder a cabeça.


A dica é: Cuidado com comentários sobre povos ou problemas sociais enquanto estiver em outro país. Mesmo que tenham fundamentos, críticas e comentários pode estragar sua experiência internacional. Fazer uso do bom senso e tentar vivenciar outras culturas exige uma dose refinada de diplomacia.

Nenhum comentário: