SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

sábado, 9 de março de 2013

Memórias de Belfast, Irlanda do Norte.

Na Irlanda do Norte. Ao fundo Albert Memorial Clock. (Belfast 2013)



"As pinturas murais, os vestígios da divisão entre as duas Irlandas e as histórias do conflito levaram-me às lágrimas, enquanto as pessoas, o sentido de humor e a animação da cidade me fizeram sorrir de orelha a orelha. Esta é a única cidade que me fez rir, chorar e cantar, tudo no mesmo fôlego.” 
Pleasance, Londres

Não poderia deixar de ir à Belfast. A capital da Irlanda do Norte sempre foi um mistério para mim. Confesso que de todos os locais, esse foi o único que não pesquisei nada. Talvez por isso não tenha aproveitado um pouco mais. Claro que já sabia que o idioma oficial é o inglês e que eles usam a Libra como moeda, o país faz parte do Reino Unido. Claro que eu sabia também sobre as guerras e separação da outra Irlanda e dos confrontos entre católicos e protestantes e do IRA. Mas qual a música tradicional, os costumes, o sotaque? Tudo isso veio à minha cabeça já quando eu estava por lá.

Em frente ao Museu do Titanic. O museu é  novo, já que foi lançado em 31 de março de 2012.  No momento não lembro quanto paguei, mas foi um preço bem salgado, algo em torno de 15 ou 16 Libras, mas o investimento foi tirado em forma de muito aprendizado. Era proibido filmar, mas quem disse que eu não fiz várias imagens lá dentro?! 

Ao fundo, o Museu do Titanic. Claro que o filme não retrata muita coisa que realmente aconteceu durante a construção desse gigante, que só foi utilizado uma única vez. E dizem que é mentira esse história de que alguém disse que "Nem Deus afunda esse navio!". 


Ao que me parece, Belfast não é um local de muita visitação por parte de pessoas que curtem viajar para a Europa. Descobri em uma das minhas aulas no Brasil, que o Titanic foi construído por lá, mas mesmo isso não era um grande motivo para querer conhecer a cidade. Esqueci até de comprar uma bandeira do país. Mantenho essa tradição de comprar a bandeira de todos os países para onde vou e onde a língua inglesa é o idioma oficial.






Sai de Dublin para Belfast de ônibus e sai na madrugada. Peguei o ônibus da estação de Dublin e, se não me engano, passei 3 horas dentro do ônibus. Um bilhete de ida e volta custou 25 Euros. Gostei muito das paisagens e fui no primeiro andar só observando tudo. Intercalando momentos de cochilo e algumas olhadas para as paisagens, lá fui eu, indo acordar definitivamente ao ver a neve caindo em Sprucefield.  


No museu, muita coisa foi recriada igualmente ao original da época. 



Basicamente, troquei Euros por Libras na rodoviária em Belfast, me informei sobre os horários de volta para Dublin, peguei um mapa e fui caminhando sem destino pela cidade.


No Museu do Titanic.


Visitei o museu do Titanic e alguns monumentos ao redor da cidade. Por ter sido algo sem muito planejamento, acabei com aquela noção superficial. Tive que estudar muito quando voltei para Dublin para ver o que eu deixei de ver.



Particularmente, acho que não viveria em Belfast, não tive uma má impressão da cidade, mas não teve aquela sensação de “Nossa! Que cidade linda da porra!”. Nem sei se é um local interessante para indicar como destino de estudo da língua inglesa, mas não vi nenhum brasileiro. Graças à Deus!

Se você se interessou pela postagem e quer ver mais imagens e ouvir um som de uma banda Norte Irlandesa, veja esse vídeo abaixo:




Titanic Belfast
Informações: www.titanicbelfast.com



Nenhum comentário: