SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sua Imagem pessoal



Dentro ou fora do ambiente de trabalho, você faz parte da empresa e como tal, deve se comportar seguindo certas regras baseadas no bom senso. Muitas pessoas são contratadas para determinado tipo de função e se esquecem de que, mesmo quando não estão em horário de trabalho, ainda fazem parte da mesma.

Quando falamos em vestir a camisa da companhia onde trabalhamos, nos referimos à literalmente fazer da empresa “parte de sua vida”. Muitas pessoas não são profissionais a esse ponto e acabam por cometer pequenos deslizes que podem ser fatais.

Há poucos dias, ouvi comentários de um profissional da área (prefiro não dizer o setor) que havia cometido pequenos descuidos: algumas atividades que não são esperadas de um profissional com tal cargo. O que aconteceu nem vem ao caso relatar, mas a falta de profissionalismo o deixou praticamente fora do mercado de trabalho local. A menos que todos esqueçam logo o que aconteceu, essa pessoa terá que recomeçar sua carreira em outra cidade ou refazer um longo caminho até conseguir se relocar no mercado.

Enquanto profissionais temos que lembrar que tudo que você diz ou faz será refletido ou será usado contra você no futuro. Portanto, cautela nos parece ser sempre uma boa saída para evitar futuras situações embaraçosas.
Na internet, por exemplo, não é local expor sua insatisfação com a empresa. Se você não estiver feliz com o local onde trabalha, procure não demonstrar essa insatisfação constantemente. Muitos colegas de profissão nem sempre são o que parecem e podem ser os verdadeiros mensageiros do mal. Se estiver procurando outro emprego, apenas comunique a seu superior quando tiver certeza de que aquilo que procurava já foi totalmente arranjado.

Outro grande motivo para não se expor demais na rede é porque tudo que você diz ou faz vira noticia rapidamente. Muitas vezes nos arrependemos do que escrevemos e mesmo quando apagamos algo, alguém já pode ter feito uma cópia e mandado para outras pessoas que podem fazer uso daquele material para te prejudicar.
Redes sociais são ótimas ferramentas para fazer amizades instantâneas e criar um networking, mas cuidado ao expressar seus pensamentos via Twitter, pois como o espaço é curto e a linguagem da internet pode ser rebuscada, problemas poderão ser gerados com suas mensagens.

Eu diria que em tempos de “modernidade liquida” nós devemos prestar bastante cuidado a cada postagem e em todas as atitudes que tomamos fora do trabalho. Muitas vezes, uma pequena brincadeira pode ganhar proporções diferentes do que esperávamos e nos colocar em um verdadeiro labirinto. Eu colocaria algumas dicas para separar o joio do trigo na internet.


1-    Procure escrever apenas o necessário. Escrever muito pode gerar confronto de ideias. Não que discursões não sejam bem vindas. É sempre muito bom fazer alguns comentários com amigos sobre determinados assuntos até para exercitar sua arte de argumentar, mas saiba até onde vale a pena ir.
2-    Cuidado com o uso da língua portuguesa. Muitas pessoas acham isso estranho, mas o cuidado com a escrita mostra que você leva a sério sua formação. Muitas vezes a pressa para postar algo nos faz cometer alguns deslizes. Não que não seja normal errar de vez enquanto, mas sempre é algo constrangedor. Ninguém gosta de ler um texto onde o escritor é sempre muito desleixado em relação ao idioma.
3-    Se não tem nada interessante para escrever, então não escreva. Ficar forçando a barra para escrever por escrever pode sugerir uma péssima imagem.
4-    Nada de misturar lazer com trabalho. Hora de trabalho é hora séria e hora de se divertir é outra coisa.
5-    Se for usar a internet, crie uma página onde você poderá discutir assuntos interessantes e compartilhar algumas experiências relacionadas à sua profissão ou área de estudo.

Fazer bom uso da sua imagem pessoal não é apenas aparecer em propagandas da empresa, mas sim justificar, por meio de atitudes, que sua postura condiz com o profissional que todos esperam que exista dentro de você.

Nenhum comentário: