SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crônicas de uma cidade chamada Évora.

Mapa de Évora. Vejam que no mapa, Évora é totalmente cercada. 


Extremamente surpreso com o que acabei de ver. Hoje, por volta das 13:00 saí sem destino por Portugal (na verdade, sempre faço isso. Não costumo planejar o local para onde estou indo. Prefiro descobrir na hora). Não sabia qual cidade visitar. Tinha Porto, Braga e Évora como opções na cabeça. Como dependia muito do ônibus, resolvi perguntar primeiro o horário que sairia de Lisboa para Évora. Fui informado que o “autocarro”, como eles chamam ônibus em Portugal, já iria sair naquele exato instante. Nem pensei duas vezes e entrei correndo. Nem sabia o que iria encontrar pela frente.


Diferentemente de Lisboa, as pessoas das cidades menores de Portugal parecem ser mais abertas para conversa. Quando sentei no assento número 25, vi que tinha um senhor português que iria fazer a mesma rota ao meu lado. Na verdade, ele mora em Évora. Pensei que seria uma viagem longa com muitas paragens (é assim que eles chamam “paradas”), mas, para minha surpresa, o senhor em questão me contou a história da cidade todinha antes da viagem terminar. Quando cheguei já parecia que eu conhecia Évora há séculos. Só faltou um detalhe: fiquei tão empolgado com a parte dos romanos que nem percebi quando ele disse que a cidade era cercada (completamente cercada) por uma muralha. Senti-me na Idade Média (“tempos antigos”, como eles chamam aqui).


A surpresa ficou por conta da descoberta de que eu estava dentro de uma muralha enorme. Na verdade, se tratava dos muros que cercavam a cidade. Achei incrível. Esse foi o lugar mais legal até agora.

Minha visita a Península Ibérica deve parar nesses dias, pois pretendo ir pra Londres, Dublin e Paris. Não sei se há tem ainda. Hoje tive uma aula de História. 



FOTO I: Largo Conde Vila Flor. Ruínas do templo romano (Séc.I). Évora é uma cidade histórica no coração do Alentejo, é herdeira de um rico e variado patrimônio cultural, construído e preservado ao longo do tempo. 



FOTO II: Ao fundo Aqueduto da Água da prata. Troço monumental (1535-36). A construção do Aqueduto deveu-se a D. João III, decorreu entre 1533-1537, sob a responsabilidade do arquiteto Francisco de Arruda.




FOTO III: Capela dos Ossos. A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos"




FOTO IV: A Basílica Sé Catedral de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora, apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. É um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico, marcado por três majestosas naves. Nos séculos XV e XVI, a catedral recebeu grandes melhoramentos, datando dessa época o coro-alto, o púlpito, o baptistério e o arco da capela de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida por Capela do Esporão, exemplar raro de arquitetura híbrida plateresca, datado de 1529. Do período barroco datam alguns retábulos de talha dourada e outros melhoramentos pontuais nas decorações sumptuárias. Ainda no século XVIII a catedral foi enriquecida com a edificação da nova capela-mor, patrocinada pelo Rei D.João V, onde a exuberância dos mármores foi sabiamente conjugada com a austeridade romano-gótica do templo.






FOTO V: A Igreja de São Francisco em Évora é uma igreja de arquitetura gótico-manuelina. Construída entre 1480 e 1510 pelos mestres de pedraria Martim Lourenço e Pero de Trilho e decorada pelos pintores régios Francisco Henriques, Jorge Afonso e Garcia Fernandes, está intimamente ligada aos acontecimentos históricos que marcaram o período de expansão marítima de Portugal.

Vejam o vídeo na cidade de Évora: link>>


Os textos das fotos foram retirados do Wikipédia e o texto da postagem não passou por revisão.

Nenhum comentário: