SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Crônicas portuguesas: Belém.


Quando estava em Lisboa, tirei um dia para visitar um dos principais monumentos da cidade. Estou falando da Torre de Belém. Um dos grandes problemas de viajar sozinho é a dificuldade de tirar fotos.

Em Portugal, o povo parece ser mais avesso a fazer amizade. São pessoas muito frias e ao saberem que estão prestes a prestar um favor a brasileiro, logo se distanciam. Claro que isso não acontece 100% do tempo, mas em 99,9%. Uma solução encontrada por mim foi falar inglês o tempo todo. Nesse dia, acabei conhecendo Peter, um australiano que mora em New York há anos. Para minha sorte, ele também estava a passeio e também estava sentindo a mesma dificuldade que eu: Não tinha quem tirar fotos para ele.

Foi um dia bastante corrido e que ainda tive tempo de visitar o Mosteiro dos Jerônimos e Monumento ao Descobrimento e, claro, comer o famoso pastel de Belém.

Convido a todos para visitar essa parte rica em história da cidade e freguesia de Lisboa através dessas imagens.



Torre de Belém.


Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do Rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983 foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.

Para ler mais sobre a Torre de Belém e sua história e características, clique aqui>>



Monumento aos Descobrimentos.


Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.

Em posição destacada na margem direita do Rio Tejo, o monumento foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses. Para saber mais sobre o mesmo, clique aqui>>



Em frente ao Mosteiro do Jerônimos. 


Mosteiro dos Jerônimos (mais) é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.

Deriva o nome de ter sido entregue à Ordem de São Jerónimo (português de Portugal), nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1755, mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.

Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa. Leia mais em>>>



Em frente ao túmulo de Luís de Camões. 


Em 1880, as ossadas de Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões foram trasladadas para o Mosteiro dos Jerónimos. Os seus túmulos, da autoria do escultor Costa Mota tio, encontram-se no subcoro da igreja. Vasco da Gama (do lado norte) e Luís de Camões (do lado sul) foram os dois representantes máximos da epopeia lusíada, que mereceram a honra de repousar ao lado de reis.



Pastel de Belém.


Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.

Aproveitei para tirar uma foto da fábrica dos pasteis de Belém. 




Boa tarde para todos. Até a próxima.



Um comentário:

Marcos Antonio disse...

Projeto Beatles English Porguese - músicas dos Fab Four gravadas em Inglês e Português (traduções adaptadas com 100% de fidelidade à ideia original dos letristas). Por enquanto, só duas trilhas gravadas, mas já temos 4 arranjos prontos para gravar voz, o que vai acontecer na primeira semana de setembro2012). Como amostra, acessem a trilha de "Yes It Is": http://soundcloud.com/servo-marcos/beatles-english-portuguese-yes