SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

De volta a Dublin: The Temple Bar.

Dublin e a música estão, sem dúvidas, intimamente ligadas, seja pelos U2 (banda do Bono Vox), seja pela música tradicional irlandesa e é no Temple Bar que atinge o seu apogeu. Ao contrário do que muita gente pensa, o Temple Bar não é apenas um pub, mas o mais histórico e cultural bairro da capital da Irlanda é ponto de passagem obrigatório para quem visita Dublin.




Dublin é uma cidade cheia de pubs. O ambiente é semelhante aos da maioria, mas ali respira-se história. Uma história de mais de mais de 800 anos. A cidade nasceu próxima ao Temple Bar. Alguns dos primeiros moradores do Temple Bar que foram os vikings. A área é rica em história medieval e da cultura Viking, incluindo a concepção e planejamento urbano. Havia até Reis Vikings em Dublin por volta do século nove. O padrão de ruas modernas de Temple Bar é baseado no plano medieval da cidade velha.






Claro que não poderia vir a Dublin e não registrar esse local. Essa cidade é muito tranquila e um ótimo lugar para ser viver. Foi a primeira a sofrer com a recessão, mas foi também a primeira a se recuperar, graças a organização e o comprometimento do governo local. 







MAIS SOBRE ESSE MARAVILHOSO PAÍS E SUA CULTURA:

A cultura irlandesa tem muitos significados diferentes. Não existe definição certa da cultura irlandesa, mas existem alguns símbolos que são exclusivos da Irlanda. A Irlanda é comumente chamada de “terra de santos e sábios”, fazendo menção à idade de ouro do aprendizado monástico, ou de “ilha de esmeralda”, por causa da paisagem verde.




A seção verde da bandeira simboliza a antiga maioria da tradição gaélica da Irlanda, composta principalmente por católicos romanos. A cor laranja representa a minoria predominantemente protestante. O branco no centro significa uma trégua duradoura entre as duas culturas, vivendo juntas em paz.


A CONSTITUIÇÃO

Bunreacht na hÉireann, a Constituição da Irlanda, é a legislação fundamental da Irlanda. Nenhuma lei que não a siga pode ser aprovada. A Constituição pode ser alterada apenas por um referendo, no qual cada cidadão da Irlanda maior de 18 anos é obrigado a votar. A Constituição foi aprovada em referendo em 1º de julho de 1937. A Constituição está disponível em inglês e irlandês em www.constitution.ie


O FERIADO NACIONAL E O TREVO

 

Dia 17 de março é o Dia de São Patrício, feriado nacional na Irlanda. Acredita-se que São Patrício tenha trazido o cristianismo para a Irlanda, e 17 de março é a data em que se diz que ele morreu. Os desfiles do Dia de São Patrício acontecem na maioria das cidades da Irlanda e em vários países em todo o mundo, para comemorar o feriado nacional. Muitas pessoas levam consigo uma planta chamada “trevo” no Dia de São Patrício. Não é oficial, mas talvez seja o símbolo mais reconhecido da Irlanda. Diz-se que São Patrício usava as três folhas do trevo para explicar o conceito cristão da Trindade.


Costumes

 

Como qualquer outro país, existem costumes e tradições específicos da Irlanda.


Cumprimentar pessoas (+)


Os irlandeses têm a reputação de serem muito amigáveis. Geralmente, as pessoas apertam as mãos quando se conhecem pela primeira vez. Amigos se abraçam ou simplesmente dizem oi. Às vezes, as pessoas se beijam no rosto, se se conhecerem bem. As pessoas se olham nos olhos porque isso é sinal de confiança e de que estão interessadas no que está sendo dito.

Cumprimento de horário (


Às vezes pode parecer que o cumprimento de horário não é muito importante na Irlanda. Geralmente quando alguém marca de se encontrar com você às 8 da noite, normalmente quer dizer 8:15 ou depois. Os irlandeses, em geral, são muito tranquilos com o horário.

Boas maneiras


As pessoas normalmente dizem “por favor” e “obrigado”. A maioria das pessoas, por exemplo, agradece ao motorista ao descer do ônibus.
As pessoas também costumam fazer fila e esperar a vez, por exemplo, em uma loja.

COMIDA IRLANDESA

 

As seguintes refeições são consideradas como tradicionalmente irlandesas:
·         Batatas são o estereótipo de comida da Irlanda, mas elas são comidas regularmente como purê, fritas, cozidas ou assadas.



·          Irish stew (cozido irlandês) – geralmente consiste em carne, batatas, cebolas e cenouras cozidas ou fervidas juntas
·         Bacon e repolho

Esse foi meu café da manhã em Dublin (Irish Breakfast)

·         Fry – geralmente comido no café da manhã, consiste em linguiça, rashers (bacon), tomate, cogumelos, ovo, pudim preto e branco com pão irlandês (soda bread)
·         Colcannon – normalmente consiste em batatas, repolho e alho-poró.


PARA SABER MAIS SOBRE A CULTURA IRLANDESA (LINK). 

Nenhum comentário: