SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Lincoln Memorial - Washington D.C.

Lincoln Memorial.
O Lincoln Memorial fica no lado oeste do National Mall e de longe se avista o belo monumento neoclássico em honra ao 16º. Presidente norte americano. O memorial foi desenhado por Henry Bacon, baseado nos antigos templos gregos, circundado por 38 colunas dóricas, uma para cada um dos 36 Estados da União na época da morte de Lincoln e mais duas colunas na entrada, atrás da colunata. Entre as alas norte e sul, a estátua de Lincoln, solitária, em estado de contemplação.

Uma das vistas mais bonitas que se tem do obelisco é exatamente seu reflexo no espelho d’água na Reflecting Pool , uma enorme piscina que se estende até o Lincoln Memorial.

O nome dos 48 Estados da União quando o memorial foi concluído estão esculpidos nas paredes e uma placa comemorativa da admissão dos Estados do Alaska e do Havaí complementam a homenagem aos 50 Estados que integram a União atualmente. Atrás da cabeça da estátua de Lincoln a inscrição "IN THIS TEMPLE AS IN THE HEARTS OF THE PEOPLE FOR WHOM HE SAVED THE UNION, THE MEMORY OF ABRAHAM LINCOLN IS ENSHRINED FOREVER", que é atribuída ao líder confederado Robert E. Lee. As mãos de Lincoln mostram as letras "A" e "L" na linguagem de sinais, as iniciais de seu nome.

Há dois murais, um representando a liberdade dos escravos e outro a unidade dos Estados do Norte e do Sul.

O famoso discurso de Martin Luther King - "I Have a Dream" – foi feito em 1963 em frente ao memorial, nas suas escadarias, para cerca de 1 milhão de pessoas. Exatamente no lugar onde ele ficou de pé, no exato degrau, há uma inscrição gravada no granito marcando aquele momento.

A estátua foi esculpida em 4 anos pelos irmãos Piccirilli sob supervisão do escultor, Daniel Chester French e mede exatos 5.79 metros de altura e pesa 175 toneladas!

O plano original da estátua previa apenas 3 metros e meio de altura mas a tempo acharam que Abraham Lincoln ficaria parecendo um anão dentro de um mausoléu. Logo após a morte de Lincoln foi formada uma comissão que propôs a construção do monumento em 1867. O projeto não começou a ser construído imediatamente por falta de fundos, o que só veio a ocorrer após aprovação pelo Congresso em 1910. A construção começou a 1914 e o memorial foi aberta ao público em 1922 e desde então ele em sido visitado por milhões de pessoas a cada ano.

O Lincoln Memorial é administrado pelo National Park Service, e fica bem próximo do West Potomac Park, em frente à Reflecting Pool, em linha reta, em direção ao Washington Monument, ao lado da Constitution e da Independence Avenues.

Diversos filmes foram rodados com locações no Lincoln Memorial , mas talvez o mais marcante tenha sido Forrest Gump, O contador de histórias, de 1994, dirigido por Robert Zemeckis, que conta quarenta anos de história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos do rapaz com baixo QI e meio autista, que participa de momentos cruciais como a Guerra do Vietnã e o caso Watergate . Uma das cenas mais tocantes do filme foi justamente quando Forrest discursava numa solenidade sobre um palco montado defronte o memorial e encontra sua amada Jenny e caminha pelo lago ao seu encontro.

Abraham Lincoln (1809-1865) foi o 16º Presidente dos Estados Unidos da América, de 1861 a 1865, e o primeiro presidente do Partido Republicano. Sua eleição acabou motivando a Guerra de Secessão, mas ele, com sua liderança, soube preservar a unidade do país durante essa guerra civil.

Entre outras razões, tornou-se conhecido por sua oposição ao crescimento da escravidão e sua inteligência o fazia escrever discursos que acabaram por tornarem-se verdadeiros clássicos das idéias democráticos americanos. Curiosamente o povo norte-americano pouco sabia a respeito de Lincoln quando ele assumiu a Presidência.

Nada em sua experiência passada indicava que poderia enfrentar com êxito a maior crise da história do país. Lincoln recebeu menos de 40% da votação popular. Como presidente, foi muitas vezes negligente e pouco eficiente, cedendo a pressões políticas, todavia são falhas de pouca importância quando comparadas aos seus grandes méritos. Sua maior qualidade residia na capacidade de compreender os problemas mais graves. Sua habilidade em discursar e expressar-se tão clara e vigorosamente o tornaram muito mais popular do que quando eleito.

Nenhum comentário: