Uma das vistas mais bonitas que se tem do obelisco é exatamente seu reflexo no espelho d’água na Reflecting Pool , uma enorme piscina que se estende até o Lincoln Memorial.
O nome dos 48 Estados da União quando o memorial foi concluído estão esculpidos nas paredes e uma placa comemorativa da admissão dos Estados do Alaska e do Havaí complementam a homenagem aos 50 Estados que integram a União atualmente. Atrás da cabeça da estátua de Lincoln a inscrição "IN THIS TEMPLE AS IN THE HEARTS OF THE PEOPLE FOR WHOM HE SAVED THE UNION, THE MEMORY OF ABRAHAM LINCOLN IS ENSHRINED FOREVER", que é atribuída ao líder confederado Robert E. Lee. As mãos de Lincoln mostram as letras "A" e "L" na linguagem de sinais, as iniciais de seu nome.
Há dois murais, um representando a liberdade dos escravos e outro a unidade dos Estados do Norte e do Sul.
O famoso discurso de Martin Luther King - "I Have a Dream" – foi feito em 1963 em frente ao memorial, nas suas escadarias, para cerca de 1 milhão de pessoas. Exatamente no lugar onde ele ficou de pé, no exato degrau, há uma inscrição gravada no granito marcando aquele momento.
A estátua foi esculpida em 4 anos pelos irmãos Piccirilli sob supervisão do escultor, Daniel Chester French e mede exatos 5.79 metros de altura e pesa 175 toneladas!
O plano original da estátua previa apenas 3 metros e meio de altura mas a tempo acharam que Abraham Lincoln ficaria parecendo um anão dentro de um mausoléu. Logo após a morte de Lincoln foi formada uma comissão que propôs a construção do monumento em 1867. O projeto não começou a ser construído imediatamente por falta de fundos, o que só veio a ocorrer após aprovação pelo Congresso em 1910. A construção começou a 1914 e o memorial foi aberta ao público em 1922 e desde então ele em sido visitado por milhões de pessoas a cada ano.
O Lincoln Memorial é administrado pelo National Park Service, e fica bem próximo do West Potomac Park, em frente à Reflecting Pool, em linha reta, em direção ao Washington Monument, ao lado da Constitution e da Independence Avenues.
Diversos filmes foram rodados com locações no Lincoln Memorial , mas talvez o mais marcante tenha sido Forrest Gump, O contador de histórias, de 1994, dirigido por Robert Zemeckis, que conta quarenta anos de história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos do rapaz com baixo QI e meio autista, que participa de momentos cruciais como a Guerra do Vietnã e o caso Watergate . Uma das cenas mais tocantes do filme foi justamente quando Forrest discursava numa solenidade sobre um palco montado defronte o memorial e encontra sua amada Jenny e caminha pelo lago ao seu encontro.
Abraham Lincoln (1809-1865) foi o 16º Presidente dos Estados Unidos da América, de 1861 a 1865, e o primeiro presidente do Partido Republicano. Sua eleição acabou motivando a Guerra de Secessão, mas ele, com sua liderança, soube preservar a unidade do país durante essa guerra civil.
Entre outras razões, tornou-se conhecido por sua oposição ao crescimento da escravidão e sua inteligência o fazia escrever discursos que acabaram por tornarem-se verdadeiros clássicos das idéias democráticos americanos. Curiosamente o povo norte-americano pouco sabia a respeito de Lincoln quando ele assumiu a Presidência.
Nada em sua experiência passada indicava que poderia enfrentar com êxito a maior crise da história do país. Lincoln recebeu menos de 40% da votação popular. Como presidente, foi muitas vezes negligente e pouco eficiente, cedendo a pressões políticas, todavia são falhas de pouca importância quando comparadas aos seus grandes méritos. Sua maior qualidade residia na capacidade de compreender os problemas mais graves. Sua habilidade em discursar e expressar-se tão clara e vigorosamente o tornaram muito mais popular do que quando eleito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário