SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mudanças climáticas podem impactar diretamente na nossa mesa. Veja aqui os alimentos que podem sumir do mapa.


(Imagem: Fotografia do grego Christos Lamprianis)

Se você é fã de chocolate ou de tomar um cafezinho é melhor ficar atento, pois pode ser que dentro de algum tempo esses itens, junto a outros alimentos como mel, uísque escocês, arroz e vinho de Bordeaux sejam extintos, ou se tornem escassos, devido as mudanças climáticas no planeta.

Além de afetar vários outros aspectos no meio ambiente, o aquecimento global também pode estar impactando diretamente na nossa mesa.

Alguns cientistas relacionaram, por exemplo, o colapso que está ocorrendo com a população mundial de abelhas e a produção de mel à alteração do padrão de floração na natureza, que estão ocorrendo devido às mudanças climáticas, e que influenciam diretamente no comportamento das abelhas.

A elevação de 2 a 3 graus Celsius na temperatura do planeta, o que os cientistas esperam que aconteça até 2050 caso não diminuirmos as nossas emissões de CO2, pode também impactar diretamente de maneira irreversível as principais regiões produtoras de cacau que são a Gana e Costa do Marfim. Os fazendeiros já estão estudando alternativas de cultivo, porém elas ainda são muito limitadas.

A região de Bordeaux, responsável pela fabricação de 1/3 dos vinhos na França também está sofrendo com as mudanças climáticas, deixando todos muito preocupados. Cientistas preveem que até 2050 a área possa se tornar inapropriada para a atividade.

E nem o nosso querido cafezinho escapou dessa, nos últimos anos a produção de alguns grãos tem decaído em várias regiões da América Latina, isso porque para que as plantas cresçam saudáveis, elas necessitam de condições de temperatura e chuva adequadas. De acordo com a Embrapa, a produção de café no Brasil pode cair até 92% se nada for feito para reduzir o aquecimento global.

Assim como o café, o arroz e outros cereais, como por exemplo, o malte, utilizado na produção do uísque escocês, também estão sofrendo com os impactos, e podem no futuro sumir de nossas mesas.

Portanto se você é fã de alguma dessas iguarias, talvez seja a hora de você começar a se preocupar com o planeta e fazer a sua parte reduzindo as suas emissões.

Fonte: Planeta Água (link).

Publicado em Atualidades. 21 de maio de 2012 - 07:14 - por Rafaela Mussi

Nenhum comentário: