SOBRE O BLOGUEIRO

Sou um Beatlemaniaco. Tudo começa assim... Fiquei reprovado duas vezes no Mobral, mas nunca desisti. Hoje, sou doutor em Parapsicologia formado na mesma turma do Padre Quevedo; sou antropólogo e sociólogo formado, com honra, em cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em minha vasta carreira acadêmica também frequentei até o nono ano de Medicina Cibernética, Letras Explosivas, Química da Pesada, Direito Irregularmente torto e assisti a quase todas as aulas do Telecurso 2000 repetidas vezes até desistir de vez. Minha maior descoberta foi uma fábrica secreta de cogumelos venenosos comestíveis no meio da Amazônia Boreal. Já tive duas bandas de Rock que nunca tocaram uma música se quer. Comi duas vezes, quando criança, caspas gigantes da China pensando que era merda amarela. Depois de tudo isso, tornei-me blogueiro. Se eu posso, você pode também. Sou um homem de muita opinião e isso desagrada muita gente. Os temas postados aqui objetivam enfurecer um bom número de cidadãos.

- [Portal da Língua Inglesa] -

Facebook Badge

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O uso de Blogs para divulgação de resultados de pesquisas.



Ontem eu estava assistindo a uma entrevista do programa da Maria Gabriela – de frente com Gabi. Nele, Boni, grande nome da televisão desse país e entrevistado do dia, disse que a TV brasileira precisava mudar, pois o público já havia mudado. Que tipo de mudança seria essa? As pessoas ficam mais tempo em frente ao computador do que em frente à televisão. Nessa postagem é a vez da Ciência mudar a forma de divulgação dos resultados acadêmicos.  Cientificamente comprovado, os blogs são aliados daqueles que desejam alcançar um público sedento por mais informações. Alguns já perceberam isso e já estão colocando em prática suas ideias nos blogs.


Não faltam exemplos de como o uso de blogs para a divulgação de resultados de pesquisas traz mais transparência e dinamismo para a prática da ciência. Novos argumentos em favor dos blogs de ciência vêm do estudo feito por uma dupla de economistas americanos que resolveram atacar essa questão com métodos estatísticos. Eles concluíram que posts sobre estudos de sua área aumentam o número de acessos dos artigos abordados, fortalecem a reputação dos autores e parecem influenciar a atitude dos leitores.

Medir o impacto dos blogs de economia foi o objetivo de David McKenzie e Berk Özler, do Banco Mundial. Os resultados foram apresentados numa série de três posts publicados em novembro num blog da London School of Economics. No primeiro post da série, a dupla investigou como a publicação de um post sobre um determinado artigo influenciava o seu alcance, medido pelas estatísticas de acesso ao resumo e de downloads do trabalho no Research Papers in Economics, o RePEc, um banco de dados sobre artigos acadêmicos de economia. Foram monitorados 94 artigos e seis blogs.


Os resultados apontam uma relação inequívoca entre a apresentação de um estudo em blogs e seu número de acessos. Artigos que foram objeto de um post no blog Economix, do New York Times, por exemplo, tiveram um aumento de 135 visualizações de seu resumo em um mês. Para posts veiculados no Marginal Revolution, o aumento foi de 300 visualizações. O maior impacto foi associado ao blog Freakonomics: o aumento no acesso de estudos divulgados ali foi de 450 visualizações num único mês.


Um relato independente publicado este mês reforça essas conclusões. Num post publicado em seu blog, a pesquisadora de ciência da informação Melissa Terras relatou o impacto da divulgação em blogs e no Twitter de um artigo acadêmico escrito por ela. Ela contou que, antes da divulgação do trabalho nas redes sociais, ele havia sido baixado apenas duas vezes. Depois de cair na rede, ele foi baixado mais de 500 vezes numa única semana – o suficiente para colocá-lo entre os itens mais lidos do banco de artigos de sua universidade.

O gráfico mostra como a divulgação de um estudo no blog Freakonomics afetou o número de acessos ao seu resumo.



Num segundo momento, McKenzie e Özler investigaram se a divulgação de pesquisas em blogs aumentava a reputação de seus autores. Para tanto, eles trabalharam com a lista dos economistas mais admirados pelos seus pares americanos segundo um levantamento de 2011 e com a lista dos 500 economistas mais lidos e citados de acordo com as estatísticas da RePEc. Eles constataram que os autores que blogavam com regularidade tinham mais probabilidade de aparecer entre os mais admirados aos olhos de seus pares.


“Essa evidência é consistente com a visão de que a publicação em blogs ajuda a construir o prestígio e reconhecimento na profissão”, afirmaram os autores ao interpretar os resultados, antes de lembrar que o levantamento feito por eles apontou apenas uma correlação, e não uma associação causal.


Num terceiro post, por fim, a dupla tentou entender em que medida os posts sobre pesquisas acadêmicas em economia são capazes de influenciar a atitude dos leitores. Eles buscaram abordar essa questão com um levantamento que fizeram junto a economistas da academia e do mercado e com um experimento que realizaram com posts do blog do Banco Mundial no qual escrevem regularmente. Os resultados, dizem eles, sugerem que os blogs têm, sim, o poder de influenciar os leitores.


É preciso cautela ao extrapolar os resultados do estudo de McKenzie e Özler para os posts de outras disciplinas e mesmo para outras comunidades que não a dos economistas americanos. De todo modo, o estudo traz lastro quantitativo para a percepção de que o compartilhamento das pesquisas nos blogs e redes sociais aumenta a sua visibilidade. Como a própria revista Nature já reconheceu num editorial de 2009, passou da hora de os cientistas mergulharem de cabeça na blogosfera.




Visitem também o blog: PORTAL DA LÍNGUA INGLESA 

Foto: Simon Cockell (CC 2.0 BY)

Nenhum comentário: