Ontem eu
estava assistindo a uma entrevista do programa da Maria Gabriela – de frente
com Gabi. Nele, Boni, grande nome da televisão desse país e entrevistado do dia,
disse que a TV brasileira precisava mudar, pois o público já havia mudado. Que tipo
de mudança seria essa? As pessoas ficam mais tempo em frente ao computador do
que em frente à televisão. Nessa postagem é a vez da Ciência mudar a forma de
divulgação dos resultados acadêmicos. Cientificamente
comprovado, os blogs são aliados daqueles que desejam alcançar um público
sedento por mais informações. Alguns já perceberam isso e já estão colocando em
prática suas ideias nos blogs.
Não faltam
exemplos de como o uso de blogs para a divulgação de resultados de pesquisas
traz mais transparência e dinamismo para a prática da ciência. Novos argumentos
em favor dos blogs de ciência vêm do estudo feito por uma dupla de economistas
americanos que resolveram atacar essa questão com métodos estatísticos. Eles
concluíram que posts sobre estudos de sua área aumentam o número de acessos dos
artigos abordados, fortalecem a reputação dos autores e parecem influenciar a
atitude dos leitores.
Medir o
impacto dos blogs de economia foi o objetivo de David
McKenzie e Berk
Özler, do Banco Mundial. Os resultados foram apresentados numa série
de três posts publicados em novembro num blog da London School of Economics. No primeiro
post da série, a dupla investigou como a publicação de um post sobre
um determinado artigo influenciava o seu alcance, medido pelas estatísticas de
acesso ao resumo e de downloads do trabalho no Research Papers in Economics,
o RePEc, um banco de dados sobre artigos acadêmicos de economia. Foram
monitorados 94 artigos e seis blogs.
Os resultados
apontam uma relação inequívoca entre a apresentação de um estudo em blogs e seu
número de acessos. Artigos que foram objeto de um post no blog Economix, do New York Times, por exemplo, tiveram um aumento de 135
visualizações de seu resumo em um mês. Para posts veiculados no Marginal Revolution, o aumento foi de 300 visualizações.
O maior impacto foi associado ao blog Freakonomics: o aumento no acesso de estudos divulgados
ali foi de 450 visualizações num único mês.
Um relato
independente publicado este mês reforça essas conclusões. Num post
publicado em seu blog, a pesquisadora de ciência da informação
Melissa Terras relatou o impacto da divulgação em blogs e no Twitter de um
artigo acadêmico escrito por ela. Ela contou que, antes da divulgação do
trabalho nas redes sociais, ele havia sido baixado apenas duas vezes. Depois de
cair na rede, ele foi baixado mais de 500 vezes numa única semana – o
suficiente para colocá-lo entre os itens mais lidos do banco de artigos de sua
universidade.
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O gráfico mostra como a divulgação de um estudo no blog Freakonomics afetou o número de acessos ao seu resumo.
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Num segundo
momento, McKenzie e Özler investigaram se a divulgação de pesquisas
em blogs aumentava a reputação de seus autores. Para tanto, eles trabalharam
com a lista dos economistas mais admirados pelos seus pares americanos segundo
um levantamento de 2011 e com a lista dos 500 economistas mais lidos e citados
de acordo com as estatísticas da RePEc. Eles constataram que os autores que
blogavam com regularidade tinham mais probabilidade de aparecer entre os mais
admirados aos olhos de seus pares.
“Essa evidência é consistente com a visão de que a
publicação em blogs ajuda a construir o prestígio e reconhecimento na
profissão”, afirmaram os autores ao interpretar os resultados, antes de lembrar
que o levantamento feito por eles apontou apenas uma correlação, e não uma
associação causal.
Num terceiro post,
por fim, a dupla tentou entender em que medida os posts sobre pesquisas
acadêmicas em economia são capazes de influenciar a atitude dos leitores. Eles
buscaram abordar essa questão com um levantamento que fizeram junto a
economistas da academia e do mercado e com um experimento que realizaram com
posts do blog do Banco Mundial no qual escrevem regularmente. Os
resultados, dizem eles, sugerem que os blogs têm, sim, o poder de influenciar
os leitores.
É preciso
cautela ao extrapolar os resultados do estudo de McKenzie e Özler para os posts
de outras disciplinas e mesmo para outras comunidades que não a dos economistas
americanos. De todo modo, o estudo traz lastro quantitativo para a percepção de
que o compartilhamento das pesquisas nos blogs e redes sociais aumenta a sua
visibilidade. Como a própria revista Nature já
reconheceu num editorial
de 2009, passou da hora de os cientistas mergulharem de cabeça na
blogosfera.
Foto:
Simon Cockell (CC 2.0 BY)
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